13.5 C
Itabira

Presidente da Câmara defende soluções sustentáveis para a APAE e aprova diretrizes do orçamento 2026

Na tarde desta terça-feira (24), os vereadores de Itabira realizaram a 21ª Reunião Ordinária de 2025. A sessão contou com uma pauta extensa e estratégica para o futuro do município, com destaque para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, projetos de reconhecimento a personalidades locais, além de um pronunciamento firme do presidente da Casa, vereador Carlin Filho, em defesa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Apae) de Itabira.

Durante sua fala, Carlin alertou para a necessidade de um novo olhar sobre o financiamento das instituições sociais da cidade. Com a possível saída da mineradora Vale — principal fonte de arrecadação do município —, o presidente da Câmara afirmou que é urgente criar alternativas que garantam a continuidade de entidades como a Apae, por meio de modelos de gestão voltados à autossustentabilidade.

“Garantir recursos para a APAE de Itabira é um compromisso que já assumimos — e estamos cumprindo. A Câmara Municipal trata o assunto com a seriedade que ele merece. Não fugimos do problema, enfrentamos de frente, construímos pontes, dialogamos com todos os envolvidos até encontrarmos os caminhos para manter o apoio necessário à entidade, que presta um serviço essencial às famílias itabiranas. O parlamento serve para isso também: resolver, unir, cuidar”, afirmou.

Carlin Filho reforçou que é hora de construir soluções duradouras. “É preciso pensar no futuro. A saída da Vale deixará um vazio orçamentário, e por isso precisamos trabalhar agora para que instituições como a Apae possam se tornar autossustentáveis”, completou.

Diretrizes para 2026

Entre os principais temas votados, o plenário aprovou o projeto que estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A LOA define metas fiscais, prioridades e orientações que nortearão o planejamento orçamentário do próximo ano.

Também foi discutido o Projeto de Resolução nº 28/2025, que propõe alterações no Regimento Interno da Câmara. A iniciativa busca modernizar e adequar os procedimentos legislativos, promovendo mais eficiência e transparência nas atividades parlamentares. O vereador Heraldo Noronha pediu vista da matéria.

Homenagens e reconhecimento

A sessão foi marcada ainda por diversas homenagens aprovadas, que destacam o papel de cidadãos e instituições no desenvolvimento da cidade. Entre os homenageados:

  • Sindicato Metabase, com a Medalha Carlos Drummond de Andrade;
  • Antônio Carlos Primo, com a Medalha Carlos Drummond de Andrade;
  • Gabriela Mendes Lopes, com a Medalha Prêmio Mulheres que Transformam Itabira;
  • Henrique Nery de Oliveira Souza; com o Diploma Honra ao Mérito;
  • Juiz Guilherme Magno Martins de Souza, com a Medalha do Minério;
  • Atleta Hagner de Almeida Barbosa, com o Diploma ao Mérito Esportista;
  • E novos Títulos de Cidadania Honorária, adicionados para Maria das Graças Souza e Silva, Maria do Rosário Guimarães de Souza e Pr. Zacarias Vilharba.

Inclusão, transparência e demandas locais

Em mais uma iniciativa voltada à inclusão, foi pautado o projeto que propõe substituir o antigo símbolo internacional de acessibilidade por um novo, conforme diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando o compromisso da Câmara com os direitos das pessoas com deficiência.

A Câmara também aprovou os relatórios contábeis referentes aos meses de março e abril, reforçando a transparência nas ações do Legislativo. Além disso, os vereadores apresentaram uma série de indicações ao Executivo, que incluem asfaltamento de ruas, iluminação pública, drenagem de córregos, contenção de encostas e melhorias em áreas urbanas e rurais.

próxima reunião ordinária está marcada para o dia 1º de julho, às 14h, no plenário da Câmara de Itabira.